terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Ideologiaaaa... Eu quero uma pra viver?"



Adoooooro Auto-Ajuda-te-a-te-mesmo...

Por uma simples razão, livros nos fazem parar e pensar, pelo menos isso.
Esse livro do Cesar Romão por exemplo, fica na cabeceira da minha cama, porque no decorrer do dia, ouvimos tantas pessoas e situações negativas que perdemos a fé em nós mesmos. Isso jamais poderia acontecer, dormir sobre idéias de derrota, não é nada agradável, no dia seguinte acordaremos desanimados e sem o mínimo de objetivos a seguir.
Minha dica é, leia sempre bons livros, digo, livros com palavras positivas, ler antes de dormir o re-animará.

Contarei um fato interessante: Na semana passada, voltava da faculdade para casa com bolo de cenoura na bolsa, fiz com o maior carinho mas meus colegas não comeram todo, então vi um homem maltrapilho caminhando descalço, sujo e com uma garrafa na mão;
Meu primeiro instinto foi o de oferecer o bolo, mas ao estender minha mão com o meu  nada Tupperware, mas bonitinho plástico, de imediato o vi voar pelo meio da Av. Washington Luis virou caco pelo chute do cara, imaginem a minha cara; Meu segundo instinto foi, retirar do fundo de todo o meu conhecimento chulo, palavras de estímulo ao meu ego, indecifráveis aqui, claro, mas de um jeito ou de outro, levei para casa uma sacola vazia, um plástico descartável quebrado, que espero, tenha sido recolhido e enviado para reciclagem por alguma boa alma, contudo, cheia de lembranças das palavras do meu pai, que mesmo sendo incorrigível em ajudar as pessoas, dizia: "Quando vir alguém caindo de um precipício, não dê sua mão para puxar, mas sim para empurrar, porque esse alguém poderá puxá-lo para baixo". Concordo com essa revolta dele, mas vou além, não dê sua mão, não o puxe, nem o empurre, ignore-o, porque as pessoas caem por si, assim é a vida.
Duras palavras? Não acredito, são palavras reais, por isso gosto da frase filosófica  de Friedrich Nietzsche que diz: "Não há fatos, apenas interpretações". Um complemento interessante a essa frase está no blog: http://porqueagenteassim.blogspot.com/, guardadas as proporções ideológicas e religiosas, acredito que são dois lados da mesma moeda.

Por essas e por outras, acredito que se não fossem livros de auto-ajuda-te-a-te-mesmo, como este do Cesar Romão, como eu poderia deitar minha cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente após tamanha ignorância?
Precisamos ouvir, ler e ver o que é bom, o que estimula a bondade em nossos corações, do contrário seremos meras rochas, duras pesadas, imóveis e imutáveis; Sentimentos nos calam, nos dispertam, nos movimentam e nos levam a diante na vida, nos fazendo crer que desistir jamais deve ser nosso instinto natural.

Beijos em todos e fé em si próprio, é o que desejo a todos, pois a maioria dos que conheço precisa de um modelo para crer. Eu do meu lado, creio no Deus que há em mim, no Deus que sou por natureza. Que seja assim enquanto é.
Como diria Vinícus de Moraes: "Que seja eterno enquanto dure".

Algumas pérolas desse livro:

"Assim como os flexíveis bambus, as pessoas de espírito superior e desejo de realização podem vergar durante alguns momentos de pressão, mas não se quebram."
"Quer ser recebido como cacique na aldeia vizinha? Seja primeiro cacique na sua aldeia"
"Relacionar-se no Universo é uma transação que exige investimento diário"

São apenas algumas das muitas frases que eu adoro neste livro.

Tenha um livro assim, com boas palavras na cabeceira de sua cama, fará bem aos seus sonhos e ao seu dispertar.

Nenhum comentário: